- Thomaz Bignotto
Funerais pelo mundo
Você sabe como são os costumes funerários de outros países?
Vamos falar um pouco de como são estes costumes e como eles são diferentes do Brasil.

Funeral na Alemanha
Diferentemente do Brasil, a preparação do corpo na Alemanha pode durar dias ou até semanas - isso vai depender, também, do calendário da funerária. Após a cerimônia, os familiares e amigos se reúnem em um restaurante para realizar uma especie de confraternização fúnebre, que é chamada "Leichenschamaus", em alemão. Não comparecer ao evento é considerado desrespeitoso.

Funeral no México
Na cultura mexicana, a morte é vista como uma forma de libertar a vida das vaidades. No pais, o dia de finados, ou dia dos mortos, é comemorado como uma festa, com direito a festivais da tradição indigna Asteca, costumes que se unem às crenças católicas.
Podemos ver essa festa retratada no filme "Viva a vida é uma festa" da Disney Pixar, que retrata a cultura mexicana com maestria.

Funeral na Itália
Assim como na Alemanha, existe uma confraternização em volta do funeral. Entre os italianos, geralmente os funerais acontecem em casa e podem durar até uma semana. A intenção é que todos possam se despedir do falecido.

Funeral nos EUA
Na hora do enterro, nos Estados Unidos, é comum que parentes e amigos deixem no caixão objetos que indiquem sua relação com o falecido. Alem disso, são rotineiras as homenagens, como mural de fotos, para o ente querido.
Assim como na cultura europeia, o corpo leva dias para ser preparado. A intenção é acalmar os familiares e dar a oportunidade para quem está longe chegar ao local do enterro.
Após o velório, são comuns recepções com buffet na casa dos familiares do falecido.

Funeral na Russia
Na Russia, o funeral é uma reunião muito alegre, com pessoas vestindo roupas coloridas. O preto, muito usado no Brasil, não é bem-vindo!

Funeral no Japão
Os funerais no Japão acontecem em casa. É uma cerimonia onde o silencio e o respeito imperam.
O trabalho que no Brasil é feito por um tanatopraxiata, ou seja, a preparação do corpo para o velório, é feito muitas vezes pelos próprios familiares do falecido em sinal de respeito e honra.
O que você achou dessas diferentes culturas funerárias? Deixe nos comentários o que achou e qual das culturas você acha que melhor seria aceita no Brasil.